
Seguros: conheça para que serve e como funcionam!
Antes de contratar uma apólice é importante conhecer tudo sobre seguros, desde os tipos existentes, como funcionam, quais são as melhores opções, entre outras informações fundamentais.
Desse modo, você não será pego de surpresa e terá plena consciência do produto que está contratando com a seguradora.
Afinal de contas, com tantas opções no mercado, é bem provável que, em algum momento, você se sinta perdido com tantas informações.
Sendo assim, para ajudar você a entender melhor sobre para que serve e como funcionam os seguros, nós da MASTIM preparamos este post. Confira!
Para que servem os seguros?
Os seguros são uma alternativa para que você possa proteger tanto seus patrimônios materiais, como automóveis e imóveis; empresas; pets; finanças; viagens; quanto as pessoas que mais ama — ou até a sua própria vida.
Contratando esse produto com a seguradora, você paga um valor conhecido como “prêmio” e transfere para a contratada os impactos que podem ser gerados a partir de um determinado dano.
Ou seja, se você passar por alguma situação complexa diretamente relacionada ao que foi segurado, não precisará se preocupar com prejuízos financeiros.
Como funcionam os seguros?
Depois que o produto é oferecido a você, é hora de assinar o contrato, conhecido como apólice. Nas cláusulas, deverão constar, basicamente:
✔️ o período definido da contratação;
✔️ o valor do prêmio a ser pago pelo segurado;
✔️ e quais serão as responsabilidades que a seguradora se compromete a assumir caso aconteça um sinistro, ou seja, um acidente que cause algum prejuízo a você.
O prêmio que você deve pagar à seguradora varia de acordo com o produto contratado. Seguros de bens mais caros, como automóveis de luxo, também terão prêmios de valores bem mais altos do que de um celular, por exemplo.
Para fazer o cálculo desse valor, você precisa fornecer à seguradora os seus dados pessoais, bem como as informações relativas ao bem a ser protegido.
Vale destacar que, em algumas situações, será necessário que você pague uma quantia além do prêmio quando o sinistro ocorrer: a franquia. Ela é uma divisão das responsabilidades que a seguradora acorda com seus clientes em caso de acidentes.
É preciso atenção na hora de assinar a apólice para entender se ela será dedutível, em que a seguradora paga o valor do prejuízo que ultrapassa a franquia, ou se é simples, em que a seguradora indeniza integralmente os valores que ultrapassarem a franquia.
Conclusão:
Tenha em mente que é de muita importância escolher a corretora certa para cuidar dos seus seguros para que não tenha dor de cabeça no momento que mais precisa!
Nós da MASTIM temos o prazer de cuidar do que é mais valioso para você!
Entre em contato conosco agora mesmo!